03 junho 2014

# 477 - Papa-ratos (Ardeola ralloides)



O Papa-ratos é uma garça migradora transaariana, de bela plumagem, e também uma das mais raras na Europa. No nosso País, a sua tendência populacional é desconhecida, não estando bem determinadas a sua distribuição e abundância.
O Papa-ratos (Ardeola ralloides) pertence à família dos Ardeídeos (garças), que inclui o maior número de espécies nidificantes de aves aquáticas em Portugal. É uma garça de tamanho médio, com plumagem branca no abdómen e asas, e pardacenta no dorso, o qual na época de reprodução, adquire uma coloração castanho-alaranjada. Habita em zonas inundadas de água doce, pouco profundas e com vegetação densa onde forma, geralmente, uma minoria em colónias mistas de garças.
Apresenta uma distribuição dispersa através da Europa Meridional, do Sudoeste da Ásia, Norte e Centro de África. É considerada uma das garças mais raras na Europa, o que condiciona a informação disponível, não estando sequer bem determinadas as suas condições de ocorrência. Esta situação é agravada pelo facto de ser uma ave migradora que percorre milhares de Km, entre as áreas de reprodução e invernada, atravessando fronteiras de países e continentes o que dificulta a recolha de dados sobre a ecologia da espécie e consequentemente, a tomada de medidas para a sua conservação.
Para além do seu interesse científico e importância como parte do nosso património biológico, o Papa-ratos, assim como o resto dos Ardeídeos, pertencendo ao topo da cadeia alimentar, pode funcionar como indicador biológico das biocenoses aquáticas permitindo definir critérios de avaliação relevantes no âmbito da conservação de zonas húmidas.
Uma das maiores ameaças à espécie foi o comércio de penas que ocorreu durante o séc. XIX e princípio do séc. XX, que afectou principalmente as populações da Europa e Ásia. Posteriormente, como consequência da industrialização e aumento da densidade populacional humana, surgiu outra séria ameaça - a fragmentação e destruição do habitat. A estrita associação que estabelecem com zonas húmidas torna-as susceptíveis a fortes pressões humanas de vária ordem: poluição, actividades do sector primário (agricultura, pastoreio, pesca) e actividades recreativas (motas de água, esqui aquático, caça), não estando as colónias aí existentes protegidas devido à fácil acessibilidade destes habitats.
Nos últimos anos, e de acordo com contagens realizadas em Espanha, França e Itália, onde existem as colónias mais significativas na Europa Ocidental, as populações desta garça têm vindo a aumentar devido à criação de reservas, implementação de medidas de protecção e redução de predadores. Outro factor que permitiu este crescimento foi a sua adaptação a habitats transformados, como é o caso dos arrozais, utilizados como zonas de alimentação e que suprimem em parte a ausência de áreas naturais inundadas. Contudo, têm surgido problemas devido a mudanças nas práticas agrícolas que conduzem à redução e contaminação das populações-presa, como sejam a introdução de métodos de irrigação mais eficientes e a utilização de pesticidas. De facto, o uso massivo de compostos químicos afecta toda a cadeia alimentar provocando um efeito tóxico cumulativo nos predadores do topo.
In: http://naturlink.sapo.pt/Investigacao/Artigos/content/O-Papa-ratos-uma-garca-rara-em-Portugal?bl=1


Sem comentários: