07 julho 2008

# 269 - Forte e Praia de Paimogo

Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo


O Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo, também conhecido como Forte de Paimogo ou Forte da Lourinhã ergue-se em posição dominante sobre a praia de Paimogo, na vila da Lourinhã, Distrito de Lisboa, em Portugal.
Erguido a partir de
1674, por determinação de D. António Luís de Menezes, Marquês de Marialva e depois Conde de Cantanhede, herói da guerra da Restauração da independência, com a função de defesa daquele trecho do litoral, integrava a segunda linha de defesa da barra do rio Tejo, que se estendia da Praça-forte de Peniche até Cascais.
Ao término das
Guerras Liberais, e diante da evolução dos meios bélicos, perdeu a sua função defensiva.
Classificado como
Imóvel de Interesse Público, no final do século XX o forte encontrava-se abandonado e em avançado estado de degradação, com as suas fundações pelo lado sudoeste erodidas, trazendo risco iminente de derrocada à muralha naquele trecho.
No segundo semestre de
2004 a Câmara local fechou um acordo com a Direcção-Geral do Património para a cedência do imóvel por vinte e cinco anos, renováveis, com o propósito de investir na sua reforma e futura utilização como espaço cultural integrante da Rota dos Dinossauros do Instituto da Conservação da Natureza. Os trabalhos foram iniciados em 2006.
A Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) e uma entidade construtora assinaram, no início de Maio, o auto de consignação para a execução das obras de conservação e recuperação do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo, uma estrutura militar do século XVII classificada como Imóvel de Interesse Público. A empreitada está orçada em mais de 145 mil euros, e deverá recuperar a estrutura essencial do edifício em ruínas no interior e exterior. Os materiais a aplicar (calcário e argamassas de cal) no restauro deverão ser utilizados com base em processos tradicionais.

Fonte: Wikipédia


Praia de Paimogo, 05Julho2008

Sem comentários: