10 maio 2008

# 253 Vanessa cardui

Montemor-o-novo, 01Maio2008
Vanessa cardui
Características:
As asas anteriores chegam a atingir 3 cm de comprimento. Em liberdade, na Natureza, confunde-se facilmente com a Aglais urticae. Contudo, a
V cardui tem cor mais pálida, é maior, mais rápida e versátil no voo. Na face inferior das asas anteriores apresenta cinco ((Olhos)) pequenos, que a caracterizam. Os dois sexos não se diferenciam.
Habitat:
Por toda a parte onde cresçam urtigas e cardos. Na montanha até 2000 m de altitude.
Zona de multiplicação:
Por toda a Europa. Hiber­na apenas no Sul. Voa anualmente para zonas a norte dos Alpes. Muitas vezes aparece em gran­des bandos, quando se desloca em direcção ao Norte, chegando a atingir a Inglaterra e por vezes a Finlândia.

Frequência:
É uma das espécies mais frequentes da Europa. Para se observar a sua abundância é necessário encontrar locais onde se desenvolvam cardos e urtigas.

Período de voo:
Voa de Maio a Julho a norte dos Alpes, em zonas ao acaso. Tem geralmente duas gerações: a 1ª em Julho e Agosto, a 2ª em Agosto e Setembro. Em anos favoráveis aparece uma 3ª geração. Como não chegam ao mesmo tempo, é frequente acontecer voarem na mesma zona borboletas recém-nascidas com outras re­cém-chegadas. As gerações sobrepõem-se assim umas às outras. Sobretudo no Sul, as gerações não se separam.
Período larvar:
A 1ª geração, de Junho a Julho; a 2ª em Agosto e Setembro. O período larvar desta espécie é muito incerto, porque depende da chegada de novo contingente de borboletas.

Alimentação:
Cardos, também de bardana-maior, urtigas e unha-de-asno

In: "O Mundo da Natureza, Borboletas" Editora: Editorial Pública

3 comentários:

Paula Raposo disse...

Estou sempre a aprender!!

Anónimo disse...

Não que eu não goste de Borboletas, mas adoro Margaridas... M

Anónimo disse...

oi Vitor...
saudades vc sumiu.
beijos